Foca95 escreveu: ↑19 Dez 2019, 11:16
GilsonVGPR escreveu: ↑19 Dez 2019, 09:55
MANDIBULA escreveu: ↑18 Dez 2019, 18:46
Carai nego, minha casa parece floresta amazônica comprei uma porrada de plantas que nem sei o nome, ela não rega uma, agora comprei 200 contos de orquídeas para ela tomar conta, pois achei que as cores iriam motiva´-la, comprei vasos autoirrigáveis, para ela não ter trabalho só indo repor, nada. Porra,
quem passou a gostar disso fui eu, todo dia vou ver as bichinhas nego, e fico felizão quando vejo brotar novas folhas, galhos, porra estou acertando cuidar e isso me deixa feliz pra caralho. Estou pensando em comprar um cachorrinho para ela, dizem que ajuda muito, mas os filhotes destroem a casa, um filhote que nós tínhamos, roeu a mangueira de freio de um carro meu e fiquei sem freio em cima do Viaduto de Cascadura na descida, carai foi só na caixa de marcha , freio de mão e oração, fui ver a mangueira de freio toda roída pelo filho da puta, fora que eles cagam e mijam em todo lugar, e como ela não tem forças nem ânimo quem vai ter que limpar a porra toda sou eu. Enfim, estou vindo agora de uma médica ortomolecular e vamos ver, mas
as flores eu fiquei fã, e o cachorro fica na manga para eu me fuder depois.
Bom dia, Mandíbula.
Pelo menos a questão das plantas está fazendo bem pra você.
Em casa sou que cuido das plantas, tanto as da patroa quanto as minhas. Tem um pezinho de coqueiro dela, que comecei a cuidar quando estava pequeno, hoje está grande, bonito, dá uma satisfação danada. E as minhas frutíferas estão dando frutos, todos os dias cato uns maracujás que caem do pé. A acerola plante há pouco tempo e já deu fruto, daqui a pouco dá de novo. Enfim, é uma atividade muito relaxante.
Fala rapaziada, cara li aqui toda a história que se desdobrou até calhar no
assunto das plantas e é um assunto que eu tenho muito interesse, sempre quis ter esse hábito do cultivo, mas por ser um "exímio" procrastinador, acabava deixando sempre pra depois em relação a comprar do zero, plantar, cuidar todos os dias, etc.. mas
lendo aqui o relato de vcs, em especial o do gilson, me animei bastante.. até tem um passo a passo ensinado por ele,
por onde começar, e me animei a nessas férias criar essa novo hábito, acredito que inserindo essa nova rotina no meu dia a dia eu consiga ter mais disciplina para fazer algumas coisas que sempre insisto em deixar pra depois, como ir a academia, etc. Obrigado Gilson, pela sua colaboração no fórum irmao, e caso tenha alguma dica pra quem quer iniciar (tipo, comprar mudas ou sementes no ínicio, etc) será super bem vindo.
Meu caro Foca95, satisfação saber que posso colaborar de alguma forma.
Vamos lá. No meu caso teve um motivo, e um ponto de partida.
O motivo: pra temperar uma carne, tinha que procurar alfavaca, eu gosto de preparar uns refogados com hortelã pimenta, e não tinha, então resolvi plantar, pra não precisar ficar procurando.
O ponto de partida: fiz o que chamo de "mini horto" (pras hortaliças e plantas menores), medindo 2mx2m, aproveitando umas madeiras que sobrou de uma pequena obra que fiz, e cobri coim telha, protegendo daquele sol forte do meio dia, o sol nascente bate de um lado e o sol poente do outro. Dica: essas madeira que usei foram eucalipto, isso já faz um bom tempo, porém, o eucalipto está com cupim, e se desmanchando, então terei que ajeitar. Logo, tente usar metal ou uma madeira resistente.
Sobre comprar mudas e sementes no início, eu comecei com sementes, comprava alguns pacotes, e plantava, e aos poucos fui entendendo o funcionamento.
Depois passei a procurar mudas, e pedir a quem tivesse. A hortelã (usada pra chá e suco) eu até consegui plantar com semente, mas, me dei melhor plantando os próprios talos dos maços que comprava no mercado (após a retirada das folhas). Outros casos de muda que consegui de graça não pegou, como o manjericão (que plantei no chão), que por sua vez eu comprando a muda na feira da roça, está lá, bonito e crescendo (sendo que dessa vez plantei num vaso).
A questão do vaso é importante, a depender do solo, do nível de umidade (se recebe água do ladrão da caixa d'água, por exemplo). No meu caso é um terreno alto, solo argiloso, então quando que regava as plantas no solo, a água escorria, então eu preparei o canteiro, coloquei terra preta por cima do solo argiloso (dois tipos de solos que tem minhocas, o que ajuda as plantas), e coloco o vaso (com furos em baixo) em cima da terra preta, e ao regar dentro do vaso, garanto a umidade necessária.
Tive sucessos plantando com semente (como a arruda que plantei pra patroa), como tive sucessos plantando com mudas/talos (a hortelã). Quando não dava certo de um jeito, eu mudava técnica, ou a posição da planta em relação ao sol, tirava do chão e colocava no vaso, enfim, ia buscando alternativas até dar certo. Acho que isso que foi o mais legal, a observação e o aprendizado.