Eu concordo que no antigo fórum a moderação às vezes atuava no estilo Torquemada. Especialmente ali no início dos anos 2010 teve uma chacina que levou muita gente boa (R.I.P. Escadinha). Por outro lado, a tolerância excessiva com trolls tipo Overdose e Mahatma não fez esses caras melhorarem, mas sim perderem a graça e se tornarem insuportáveis, prejudicando a qualidade do fórum e espantando foristas novos e antigos.Pernalonga escreveu: ↑07 Out 2021, 21:32Historiando os eventos que ocorreram no fórum de 2000 e bolinha para cá cabe a reflexão sobre as medidas extremadas...
Alguns radicalismos (punições de longo período, múltiplas punições, etc.) fizeram membros históricos deixarem de ter interesse em participar. Radicalismos estes praticados em momentos que eu mesmo integrei o quadro da moderação, inclusive votando favoravelmente à algumas dessas decisões. Com o passar dos anos e numa enorme ausência que vivi/vivo desse ambiente, consigo ver dessa forma.
O impacto gerado é o empobrecimento das discussões - não é o meu intuito depreciar os foristas da nova geração - e da participação. Grandes foristas de antigamente estão hoje no Twitter se comunicando com um enorme público e recebendo mídia até na própria VascoTV.
É o meu entendimento, sabe? Claro que respeito quem pensa de forma diferente.
Valorizo o interesse legítimo de cada um em vigiar e garantir um fórum saudável. Nenhuma decisão é cartesiana, simples demais. Não é fácil cuidar disso aqui. Em nenhuma de suas épocas, foi.
Concluo que depois que tudo passa, e me refiro ao calor da discussão e à dificuldade da decisão, tem-se um momento oportuno para refletir. O que de fato fica depois de alguns anos? É perene? Vale a pena? A régua deve realmente ser tão rígida? Enfim... Que na mensagem desse velho e pobre forista cada um possa refletir à sua maneira. Amo o FNV, faz parte da minha história e do meu sentimento enquanto vascaíno e torço para que possa crescer, se tornar rico em debates, formar amigos e marcar memórias tão boas como as que eu tenho.
Penso que nunca vamos saber ao certo qual a razão para o fórum ter se tornado pouco movimentado -- talvez nem exista uma única razão --, mas meu palpite é de que o próprio Vasco foi se transformando num assunto mais chato, repetitivo e constrangedor. Segundo rebaixamento, retorno do Eurico, terceiro rebaixamento, golpe do campello, quarto rebaixamento... chega uma hora que não sobra muita coisa pra dizer.
O fórum hoje tem muita gente boa, que não deve nada aos foristas desse tempo de superatividade, mas pela própria condição do Vasco acaba funcionando como espécie de cracolândia, frequentada por malucos e viciados prometendo que amanhã vai ser diferente ou então falando que vão largar tudo (e voltando no dia seguinte). É só pegar o tópico da série B: eu gosto de entrar ali pra ficar otimista com o acesso do Vasco, mas quando paro pra racionalizar, me dou conta do quanto esse tópico na verdade é bastante deprimente, cheio de marmanjo se iludindo com uma situação totalmente fora da realidade atual do clube (7 vitórias em 10 partidas kkk).